quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ELSPETH BEARD - A MULHER QUE EM 1980, AOS 24 ANOS, VIAJOU SOZINHA DE MOTO PELO MUNDO

A motociclista inglesa Elspeth Beard, hoje com 57 anos, residente em Londres/Inglaterra, inspira muitos motociclistas que curtem viagens ao redor do mundo.
Várias revistas impressas e sites da Internet na Europa, Estados Unidos e outros países já fizeram matérias com ela. Ela é uma lenda viva no motociclismo europeu. Até no Japão é conhecida, já que foi nesse país que fez dois documentários na TV dedicados a sua vida e trabalho.
Pela primeira vez num veículo editorial de duas rodas brasileiro, uma matéria a respeito da fantástica história dessa mulher. Sem dúvida, é a mulher que mais viajou pilotando uma moto numa mesma viagem que o RockRiders.com.br já teve notícias.

Essa matéria é a tradução e complemento com textos meus de uma história que foi publicada numa importante revista americana de motos, fundada em 1912, chamada Motor Cyclist.
Elspeth Beard em 1980 aos 24 anos de idade, percorreu utilizando uma BMW R 60/6 Flat-Twin de 1974 já usada com 48.000km rodados e realizou uma viagem por vários países da América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania. Nessa época, não existia boa parte das estradas que temos hoje na América Central e do Sul.
Depois dessa grande viagem que fez em 1980, ficando 3 anos viajando por 76.000km, realizou outras grandes viagens de motocicleta, inclusive numa delas, foi guia de mais de vinte e três motociclistas europeus, viajando por vários países do mundo por três meses.
E se você está pensando que Elspeth Beard é milionária financeiramente para poder ficar viajando de moto pelo mundo, está redondamente enganado(a). Elspeth se formou em arquitetura depois que terminou sua grande viagem, é mãe solteira, criou com dificuldade seu filho que nasceu poucos anos após ela ter voltado da sua megaviagem em 1983. Até hoje (2013) ela pilota motos.
Elspeth Beard aos 24 anos, comprou uma moto usada BMW R 60/6 Flat-Twin já rodada com 48.000km, a qual pagou na época 900 libras esterlinas, equivalente hoje a aproximadamente R$ 3100.
Para se acostumar com a moto, começou a utilizá-la fazendo viagens pelo Reino Unido, indo até o norte para a Escócia e à Irlanda, depois resolveu ir para a Europa continental, fazendo viagens pelos países próximos a Inglaterra, como França e Espanha.
Ela já tinha terminado três anos de estudos do curso de Arquitetura e nesse período havia também trabalhado e economizado 1000 libras esterlinas, trabalhando atrás de um balcão de um PUB de Londres.
Foi quando deu um clique na cabeça dela: queria mais da vida. E resolveu colocar em prática, com atitude, um novo projeto, o de conhecer os continentes da Terra em viagem de motocicleta.
O que hoje para nós pode soar, digamos assim, normal em 2012, já que várias pessoas viajam por ai e temos todos os avanços tecnológicos em nosso favor, em 1980, uma mulher decidir cruzar de moto os continentes da Terra era quase um atestado de insanidade. Hoje sabemos disso, loucos são aqueles que acham que esse tipo de sonho é loucura.

Fonte:
http://www.rockriders.com.br/index.php/conteudo-completo/passeios-viagens/item/272-elspeth-beard-a-mulher-que-em-1980-aos-24-anos-viajou-sozinha-de-moto-pelo-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário